segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Aulas & Amigos! Como se beneficiar dos dois lados da escola

    Primeiramente, devo-lhes minhas desculpas por ficar tanto tempo sem postar. Motivo? As aulas voltaram .-. O tempo ilimitado acabou, o sono voltou, e consequentemente, o tempo que posso gastar no blog também diminuiu. Mas sem stress, em pouquíssimo tempo tudo volta ao normal ^^
   Bem, vamos ao que realmente importa ;D

    CDF, esperto mas não social, ou Popular, influente e meio burro? Ser ou não ser, eis a questão.
    Essa para muitos, é uma pergunta e tanto. Ambas as possibilidades tem um custo caro, mesmo com os benefícios.




CDFs: A escolha mais difícil de ser feita hoje em dia. Ser CDF não é moda, não é ditar a moda, não é pegar todas, e muito menos ser rodeado de pessoas. É simplesmente estudar. E estudar. E estudar. E estudar ainda mais um pouco. Quem gosta de fazer isso? As poucas pessoas que vão muito bem na escola.



Populares: Aqueles que a maioria dos estudantes querem ser. Sempre bem arrumados, comumente praticantes de esportes, bonitos, "pegadores", rodeados de amigos, verdadeiros ou não, e ditadores da moda, e do que é legal. Perfeito não? Só existe um "porém". Ser Popular significa dedicar seu tempo a sociedade, e não aos estudos. Resultado: Ir mal, ou não suficientemente bem, em grande parte das provas e trabalhos.

"Não quero perder meus amigos, quero ser popular e influente! Mas também quero ir bem! O que faço!?"

    É simples! Você só deve ser o "Perfeito Meio-Termo". Estranho nome, não? Mas de fato, é isso mesmo. Se você já vem tentando se dar bem em ambos lados, deve ter percebido o como é difícil, desgastante e que nem sempre dá certo. É, já passei por isso. 100 hoje, 50 amanhã... Popular hoje, CDF amanhã... Simplificando: não dá certo. O que proponho então, é o seguinte! Não tente ser tudo ao extremo, mas sim, aproveite o melhor dos dois lados. Como? Supondo que sua aula tem 5 períodos por dia, cada um com 45 minutos e o recreio, já terias tempo o suficiente para ser os dois. A técnica é simples:

1º - Concentração TOTAL nas explicações. Por quê? 
 A grande maioria das matérias é feita de regras, como matemática e português, ou de teorias. E ambas podem ser facilmente adquiridas na primeira explicação dada pela Prof. poupando-lhe tempo nos períodos fora da escola. Tempo que pode ser gasto com os amigos e outros hobbies - se eu não usasse essa técnica não estaria postando agora kk'.

2º - Exercícios: Concentração TOTAL até o fim. Por quê?
 Se você já seguiu a técnica acima, deve ter percebido que ficou facílimo fazer a maioria dos exercícios. Então, pra que perder tempo? Concentre-se e faça-os. Provavelmente não demorará a terminá-los, e com isso se livrará de ter que fazê-los de tema, e de bônus poderá conversar com os amigos antes da próxima tarefa.

3º - Temas: Agora e já!
 Após um exaustivo dia de aula, você chega em casa, almoça/faz um lanche, e rapidamente inventa alguma coisa para fazer. E depois outra. Depois outra. E assim vai, até que já é tarde da noite e você ainda não tem os temas feitos. ERRADISSIMO! Por quê? Não dizem que fazer os temas de noite é melhor para a memória? Certo. É melhor para a memória. E quanto a seu estar? Só falta você me dizer que você está BOMBANDO as 10:30 mesmo tendo que acordar cedo no outro dia!? Eu pelo menos duvido. Então, por que não fazer os temas após o almoço/lanche? Você ainda estará lembrado da matéria, o que resultará numa facilidade sempre bem vinda, e ainda lhe permitirá uma tarde de sono, amigos, ou hobbies e uma noite igualmente boa e tranquila. E claro, uma noite de sono em uma hora apropriada.

4º - Hora de dormir!
 Essa vale mais para aqueles que tem de acordar cedo, como eu kk'. Vocês provavelmente devem saber como é uma merda ficar o dia inteiro cansado. Além de que o sono faz a aula passar ainda mais devagar. Sim, eu também ia dormia até outro dia as 24:00/1:00. Mas as férias acabaram. Agora, dormir 24:00/1:00 significa o que? Ter um mal desempenho na escola, aulas mais longas, e um dia mais entediante. Então pra que não evitar isso? Se você dormir 22:30 para acordar 6:30, você não terá sono algum, e ainda poderá aproveitar o dia com mais animação. Pois lembre-se: Durante a semana, todo tempo perdido depois das 22:30 é tempo jogado fora =p

5º - Provas e trabalhos: Estudar é Poder!
 Se você estiver seguindo todas as regras a cima, provavelmente encarará uma prova, ou um trabalho, com um  ar de facilidade. Bem, se seguir mesmo tudo acima, sem estudar, é mais do que provável que você ainda conseguirá tirar 80-90, dependendo da escola e da matéria. Mas não seria muito mais prestigioso tirar só 95~100?? Claro que seria! E a receita é fácil! 30 minutos de estudo, cada dia, até o dia marcado para prova, ou 30 minutos de estudo sobre o trabalho, até o dia que pretendes fazê-lo/apresentá-lo. Não estou brincando! Funciona mesmo! E claro, 30 minutos é uma mixaria! Provavelmente, mais do que isso de tempo você gastaria em um dia normal apenas de perguntando o que fazer kk.

6º - Ler também é Poder!
 Não ensinam interpretação na escola. E muitas vezes, é isso o que diferencia um 100 de um 50. Mas os livros ensinam. E a escola te apoia na leitura. Hoje em dia no Brasil, a maioria das escolas, públicas ou particulares, tem uma biblioteca. E nela, você pode encontrar livros de todos os tamanhos e gostos, que muito o ajudarão, tanto em seu lazer, quanto na escola. Até mesmo no seu modo de pensar eles influenciarão. E ainda mais, ler 30 minutos por dia também é suficientemente bom, dependendo do livro que está lendo kk. Por exemplo: O livro que estou lendo agora, necessita de 1h para serem lidas 20 páginas. E ele tem 706 páginas AUSHAUS'. E olha que não é por dificuldade de leitura, pois leio bastante, e claro que isso muito me ajudou. 

7º - Imagem não se compra, se constrói!
 Agora entra a parte mais trabalhosa de todas: conseguir criar uma boa imagem na sociedade. Para alguns, esse é o bicho-papão da escola. E não sem motivo. É difícil estar no topo, mas é fácil cair. Eu mesmo, demorei desde a 6ª série para chegar onde cheguei kk'. Mas claro que isso vale a pena. Ter uma boa imagem significa: credibilidade, parceria, fazer amigos facilmente, gurias correndo atrás de você, e, claro, influência. Tudo que um jovem precisa, não? hehehe. Como conseguir isso? Com pequenos gestos. "Tipo quais O.o?" Seja legal com TODOS seus colegas. Sem exceção. Não crie inimigos sem motivo. E NUNCA, JAMAIS, fique abaixo de alguém. "Como assim?" Sempre haverão os que se acham melhores do que você. Porém, nunca seja isto. Se curvar, faz de você instantânea mente pior na sociedade do que eles. Claro que não é uma boa ser agressivo, e também, há outras interpretações para se curvar, como por exemplo, quando se está errado, o certo é admitir o erro e não ser teimoso no impossível.

    Antes que me critiquem, saibam que, pelo menos para mim funcionou. E como existem várias pessoas e situações, não garanto que as dicas funcionarão para todos da forma desejada, mas creio que para a grande maioria servirão como uma luva em um inverno russo.

Abrss

Autoria & Edição: fr0z3n



4 comentários: