segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Tio Sam - Afinal quem é ele?


O Tio Sam é símbolo nacional dos Estados Unidos, mas já foi além disso hoje em dia faz parte da cultura pop mundial. é muito normal se ver em quadrinhos, séries, propagandas e tudo quanto é lugar, referências ao Tio Sam em sátiras. Um bom exemplo é um dos poster do filme Kick Ass em que o Tio Sam é substituido pelo Kick Ass e chama as pessoas para serem super heróis. Enfim eu falei, falei e não expliquei quem ele é... Ok!


A verdade de tudo é que Tio Sam não foi um pátriota ou um militar super louco pelos EUA . ele surgiu em 1812 quando os Estados Unidos estavam na guerra Anglo-Americana. Inicialmente ele não tinha imagem, mas apenas falavam sobre, então não podiam apontar para alguém e "dizer este é o Tio Sam". Dizem que a criação ocorreu com os soldados que recebiam carne da companhia de um cara chamado Samuel Wilson, os barris vinham com as letras U.S gravadas que significavam United States. No entanto eles decidiram brincar com as letras e diziam que colocavam U.S pois significava "Uncle Sam" sendo que Uncle significava "Tio" e "Sam" era uma abreviação de Samuel Wilson, portanto era como se ele tivesse mandado a comida e gravado seu nome para lembrarem dele, o "Tio Sam" que mandou.

A primeira vez que ele foi desenhado e podiam dizer que era ele, foi em 1852... Distante, não? O_O'. e apenas em 1917 é que ele ganhou o tão famoso poster que todos fazem trocadilhos e modificações hoje em dia. O artista James Flagg colocou a frase "Eu quero você para o exército dos Estados Unidos" que em nossa lingua acaba não tendo o mesmo sentido já que a própria frase tem um trocadilho... a versão em ingles é "I want you for U.S army" sendo que "army" signifique exército e o U.S signifique United States, mas também "Uncle Sam" dos barris de carne que os militares faziam brincadeiras, então o trocadilho esta ai "Eu quero você para o exército do Tio Sam".no entanto a própria imagem não é original, ela é baseada no poster de um marechal Horatio Herbert Kietchener.

Autoria :

Nenhum comentário:

Postar um comentário